quinta-feira, 1 de junho de 2017

Fechamento Maio 2017 | R$ 287.344,83 (+2,57%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de MAIO/ 2017:

Resumo:
- Carteira [ líquida ] atual: R$ 287.344,83
Valor investido no imóvel até maio/17: R$ 218.527,58
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 505.872,41

- Renda Passiva de Maio/2017: R$ 2.724,66
(Aluguel, Juros de TD Selic, LCA, LCI, CDB, Debenture e Dividendos de FII).
A renda passiva de maio cobriu 112% dos meus gastos no mês.

- Variação da Carteira no período (maio/17): 2,57%
- Variação da Carteira em 12 meses (mai/16 a mai/17): + 33,35%
- Rentabilidade do mês (mai/17): + 0,93%
- Rentabilidade do ano (até maio/17): + 6,58%
- Rentabilidade em 12 meses (maio/16 a maio/17): + 14,93%

Farol de Benchmark - 
               mês | ano   | 12 meses
- PJ  -      0,93 | 6,58   | 14,93
- SELIC - 0,93 | 4,81   | 13,27
- CDI -     0,93 | 4,80   | 13,25
- IBOV -  -4,12 | 4,12  | 29,38
- IFIX -     1,02 | 10,31 | 27,56
- IPCA -    0,46 | 1,57  | 3,75



Situação da Carteira no final de MAIO / 2017:

 


Distribuição do Patrimônio Total (carteira financeira + imóvel):





Evolução da Carteira Financeira com histórico de maio



Olá amigos!

Apesar do tal Circuit Breaker que rolou em maio, esse foi um mês que posso considerar "bom". Minhas despesas e receitas voltaram ao patamar normal, pois agora não tenho nenhuma grande despesa a vista (como férias ou alguma intervenção no imóvel). Dependendo de como será junho, existe a chance de eu bater os 300K na minha carteira de ativos financeiros.

Não sei se alguém percebeu, mas em maio, minha renda PASSIVA, cobriu com uma certa folga todas as despesas do mês que tive! Lembrando que aqui não incluo o valor que pago de financiamento do imóvel, pois no meu entender, configura como uma forma de aporte. Se considerar o financiamento, a renda cobriu 53% de TUDO que saiu do meu bolso. 

Também é um mês interessante pois cheguei aos 500K em patrimônio total. No caso do meu imóvel (que está alugado e gerando uma pequena renda passiva) contabilizo apenas o valor absoluto que saiu do meu bolso, indiferente do valor de mercado. Para conhecimento, tenho ainda cerca de 112K de saldo devedor a serem pagos nos próximos 5 anos. A média de 6 anúncios no mesmo empreendimento para venda é de 372K.

Confesso que estou sentindo um pouco de tédio na minha carteira financeira. Estou bem satisfeito com as taxas que tenho nos ativos de renda fixa (Destaque para LCI 100% DI, e CDB 117%). Estou começando a estudar o mercado de ações e opções, para provavelmente entrar daqui uns 2 meses. Gosto de ter um pouco de conhecimento aonde invisto meu dinheiro.

Destaque negativo do mês para minha carteira de Tesouro, queda do valor de face de -3,55%. Já a carteira de FII, ficou positiva em +2,01%.

Criei um "farol de benchmark" onde vou comparar a minha carteira com alguns indicadores de mercado, só por curiosidade mesmo. To perdendo para Ibov e IFIX e ganhando por pouco da Selic e DI.

IGPM voltando a ficar negativo (quem diria?!), fazendo com que alguns papeis meus indexados tivessem rentabilidade negativa, na RENDA FIXA. Nem sabia que isso era possível.

Voltei firme e forte para academia! "Agora vai!!"

Também estou 100% solteiro novamente... sai com algumas garotas, mas.. tá difícil achar alguma guria parceira hein?

Pensar que em maio de 2013 eu tinha 10 vezes menos dinheiro que hoje, que loucura! O que uma vida simples, muito trabalho duro e um pouco de juros compostos não fazem...

Grande abraço a todos e bons investimentos!

43 comentários:

  1. Nossa meio milhao. Showwwww.

    Pj, se vc sente tedio e sinal de que seu investimento e bom.

    Me preocupa esta ideia de começar a mexer com Acoes E opcoes. Espero que nao seja trade em opcoes, o resultado eu ja sei: prejuizo.

    Excelente fechamento e renda passiva

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é trabalhar com venda Coberta VdC! Mas obrigado pela preocupação hehehe

      Abraços

      Excluir
  2. Bela evolução no patrimônio, parabéns. PJ, já dizia o ditado "se conselho fosse bom a gente vendia": se você não tem perfil de trader em ações, dificilmente conseguirá tirar algo dali. Eu considero-me um trader (atualmente, estou tentando evoluir para criar uma carteira de renda passiva) e sempre que operei opções perdi dinheiro. Uma que outra vez ganhei, o que é ruim, pois alimenta o vício, mas no retrospecto geral eu mais entreguei do que ganhei. Hoje vislumbro o mercado de opções como alternativa para remunerar carteira fazendo venda coberta, para quem investe no LP. Abraço. www.finansferas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Finansfera! Cara não tenho perfil de trader não.. a ideia é estudar mais sobre venda coberta mesmo!

      Abraços!

      Excluir
  3. Excelente patrimônio JP,
    Você vai bater os 300k bem rápido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junho ou Julho se tudo der certo!

      Valeu, grande abraço!

      Excluir
  4. Que bela renda passiva Japa, parabéns pela evolução. Já é auto sustentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente sim! Mas tenho um custo "virtual", por assim dizer, já que não tenho despesas com moradia.

      Abraços!

      Excluir
  5. Opa japa.

    Patrimônio de respeito...ainda chego, lá parabéns.

    Abs.
    EQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei com 200tão de aniversário hehehhe
      Dá pra chegar sim!

      Grande abraço

      Excluir
  6. boa japaa! força na maromba ae monstro, ta foda guria parceira mesmo a maioria tudo interesseira tem que ficar ligeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaiz nem me fale, tá difícil achar guria legal! Mas to de papo com uma que parece ser interessante, vamos ver!

      Abraços

      Excluir
  7. Boa Japa! Patrimônio de respeito!

    Quinhentão não é pra qualquer um!

    Uma curiosidade: você aluga seu apto por quanto?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alugo por milão, mas cai 900 na conta por causa da imobiliária!

      abraços

      Excluir
  8. Olá PJ,

    Muito boa evolução.

    Em momentos de crise ser conservador poupa estresse.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me estresso muito no trabalho, não quero estresse com investimentos não hahaha

      abraços e obrigado

      Excluir
  9. Bem que você podia reservar metade dessa renda passiva para me contratar como seu administrador de carteiras de ações hein. O que acha da ideia?

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha, vamos fazer um contrato de performance ae! hahahah

      abraços

      Excluir
  10. PJ, meio milhão dever do caralho.

    Gostei do farol de comparação. Vou adotar.

    Muito sucesso meu amigo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom né, pra gente comparar em relação ao mercado...

      abraços, obrigado pela visita Rato!

      Excluir
  11. Parabéns Japa!
    Quanta notícia boa cara!
    Excelente aporte!
    Ainda quero ver minha renda passiva chegar nesse patamar também.
    Tô buscando baixar mais alguns custos... Se puder qualquer hora, divulgue seus custos mensais, acho bem interessante!
    E quanto a achar guria parceira, cara é difícil. E muito!

    Mas vamos nessa
    Dá uma passada lá no blog,
    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FPI! De vez em quando eu divulgo meus custos, veja na aba lá em cima do blog!

      Abraços!

      Excluir
  12. Excelente evolução, Japa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Boa evolução do patrimônio!

    Na minha opinião, no que toca o financiamento, vc deveria considerar a amortização aporte e os juros como gasto. Se vc financiou pela SAC (o mais provável) é facinho saber quanto é a amortização.

    Te adicionei no blogroll do meu blog!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.

      Então Kundera, eu tenho em controles internos todo meu custo em tudo: impostos, taxas, juros e valores amortizados. Para fins "de blog", eu informo todo o valor que eu investi nesse bem, com juros incluso. Entendo que, se eu nunca tivesse comprado este imóvel, hoje eu teria tal valor em ativos financeiros.

      Abraços!

      Excluir
  14. Olá, Japa.

    Ótima evolução do patrimônio.

    É ótimo estudar outras alternativas de investimentos como os derivativos (opções, no caso), apenas tome cuidado para que a ganância não te domine. Eu operei opções durante alguns anos com objetivo de remunerar a carteira de ações, na grande maioria das vezes era venda coberta. Não tive problemas.

    Bons estudos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou dos "devagar e sempre" G65! obrigado pela visita!

      Grande abraço

      Excluir
  15. Passou do meio milhão, parabéns! JP (japan poor).
    E ainda anda dando surra no CDI, parabéns 2

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éé.. não diria uma surra né.. mas eu to até que satisfeito com minha rentabilidade, até pq sou pouco exposto a renda variável.

      Abraços

      Excluir
  16. PJ, chegou nos 0,5M, os soldadinhos estão trabalhando bem. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos a tropa está crescendo Sequoia!

      Grande abraço

      Excluir
  17. Fala PJ, legal fazer o fechamento separando com e sem o imóvel rs assim acho que ninguém reclamará kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, ah.. eu coloco como uma forma de controle particular.
      A ideia é inspirar outros leitores sobre capacidade de aporte e investimentos, principalmente os da minha idade ou de perfil parecido

      abraços

      Excluir
  18. Opa! Agora é que o Japa vai pegar todas as loirinhas do sul, rs.

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a evolução do seu patrimônio... Quanto à renda fixa, vc usa qual corretora? To pensando na Easy Invest, pq os bancos grandes estão praticamente me assaltando com taxas tão baixas pra LCI/LCA/CDB...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 01, eu uso a Easynvest para Renda Fixa (Debentures, TD, algumas LCAs, CDB) e Socopa para FII e ETF.

      Banco grande é um absurdo os produtos... eu saí fora de todos os investimentos em bancos grandes de varejo.. heheh

      abraços

      Excluir
  20. Japa, sou um garoto de 15 anos, trabalhando e com fome de conhecimento sobre a área
    Recebo 600 reais e jogo na poupança do bb, deixo uns 50 na CC (resgate priorizado)
    To pensando em um dia ser um japa2estiloso e dar orgulho para minha coroa
    Onde invisto ? Poupança ?
    Como funciona a política de juros da poup do bb?
    O que é essa porra de LCI/LCA
    Perdoa a mesmice, sou um garoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, Eai Luiz;

      Com 15 anos imagino que vc necessite de liquidez, as vezes para uma viagem com os amigos ou para comprar algo do seu interesse.

      Eu não tenho certificação para te recomendar nada, PORÉM, se eu estivesse no lugar, estudaria sobre Tesouro Selic ou algum CDB de Liquidez diária (como o do Banco Inter ou da Sofisa).

      A poupança funciona por meio de data base. O valor investido só será remunerado com juros se ele "completar aniversário", ou seja, se você investiu no dia 1. Ele só lhe dará juros se você manter esse valor até o dia 1 do mês seguinte.

      A poupança rende 0,5% + TR ao mês, se a Taxa Selic for acima de 8,5%, que é o caso atual. Essa "TR" é quase desprezivel. varia entre 0,05 a 0,2% por mês.

      Ou seja, se você colocar R$ 100,00 no dia 01 de julho, no dia 01 de agosto você irá ganhar aproximadamente R$ 0,60 de juros.

      No mês seguinte, vem a "mágica" dos juros compostos, pois a rentabilidade será sobre R$ 100,60... e não mais sobre R$ 100,00.


      LCI é Letra de Crédito Imobiliário
      LCA é Letra de Crédito do Agronegócio

      De uma forma simples, é como se você emprestasse dinheiro ao banco, para o banco emprestar para quem quer comprar um imóvel (no caso da LCI) ou para um empréstimo agrícola (no caso da LCA).

      O interessante dela é que é um investimento fácil e sem imposto de renda.

      Espero ter ajudado

      Excluir
  21. Parabéns pelo patrimônio, chegar ao meio milhão é demais! No meu caso, parece que as coisas fluiram bem mais rápido depois que cheguei nele, espero que o mesmo aconteça com você!
    E gostei muito da comparação dos patrimônios dos principais blogs, ficou bem legal!
    Abs!

    ResponderExcluir
  22. Buenas, PJ! Bom demais essa evolução. Maio pode ter sido o início de um período de boas oportunidades, mas tem que ter estômago e sangue frio para aguentar essa instabilidade.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  23. "O que uma vida simples, muito trabalho duro e um pouco de juros compostos não fazem..." - falou tudo, cara. Cobrir as despesas somente com renda passiva é o sonho de consumo de todos aqui. Sucesso nessa jornada!

    ResponderExcluir