sábado, 19 de agosto de 2017

Analisando as despesas pessoais de 2017

Olá amigos!

Já estamos em agosto, quase setembro... ano passando bem rápido para alguns, lento até demais para outros.

Momento de analisar nossos planos, metas, e ver o que dá para salvar nesse ano ainda.
Hoje, irei compartilhar com vocês como estão minhas despesas recorrentes em 2017, até julho.

Considero muito importante para quem está na caminhada rumo ao patamar financeiro melhor, ter o controle sobre suas despesas.

Se, por muitas vezes, ficamos engessados em buscar novas fontes de renda, pelo menos as despesas, nosso controle sobre elas é maior.

e como RECEITA - DESPESAS = APORTE... reduzindo a parcela da despesa, aumenta-se o aporte nosso de cada dia!

Algo que gosto muito na blogosfera é ver relatos de "gente como a gente". 
Números reais (imagino eu), de anônimos, de diferentes realidades, mas a maioria com um objetivo em comum: a Independência Financeira.

Bom, antes, um parâmetro:
Sou solteiro, no auge da idade (entre 28 a 32 anos), moro em uma capital, PORÉM, não tenho custos com moradia (a empresa paga). Isso me ajuda demais nos aportes.
Tenho um financiamento que não incluí também, pois como é um imóvel alugado, não estou considerando bem uma "despesa", e sim um "investimento".

E sobre as despesas..



Essas são minhas despesas mensais médias, recorrentes, até o momento.

Em relação ao ano anterior, percebe-se um aumento em transporte e um pouco em alimentação.

Estou gastando mais com presentes também (casamentos e casamentos...)

Meu transporte tem este valor pois eu viajo muito de avião para ver minha família, que fica em outro estado.

E vocês? Controlam suas despesas?
Eu tenho cada centavo cadastrado em aplicativo de celular. Super tranquilo.. virou um hábito já.

Em breve farei um post somente sobre isso!

Grande abraço




34 comentários:

  1. Qual aplicativo vc usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso o Mobills - Gerenciador Financeiro

      Excluir
    2. Fala Japa eu tenho tudo na planilha mês a mês desde 2011 acho qur foi isso que resultou em eu conseguir algo mesmo com o baixo salário que sempre tive.

      Excluir
    3. Isso ae Lawyer... eu tenho desde 2013 só hehehe

      abraços

      Excluir
  2. Legal Japa! Vou acompanhar!

    Se quiser, segue e meu tb

    https://senhorbufunfa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que estava analisando dados mais genéricos ontem sobre as minhas receitas, despesas e aportes, hehe. Tb registro tudo pq acho importante pra manter um melhor controle.

    ResponderExcluir
  4. Fala PJ,

    Legal ver que seus gastos sao controlados e "baixos", isso ajuda e muito a conquista da IF.

    Vou começar a acompanhar seu blog e adiciona-lo em minha blogroll. Da uma passada no meu tambem e veja se curte, caso sim, me adicione.

    ResponderExcluir
  5. Oi Japa!
    Achei seus gastos baixos também! Acho que o que seus gastos diferem dos meus é um valor maior em transporte por conta dessa questão que você explicou e esse valor de "pagamentos" (por sinal, o que seria isso?). De resto, são valores médios bons!
    Acredito que uma das primeiras coisas que fazemos quando começamos a pensar em IF é minimizar ao máximo nossos gastos. Depois que fazemos isso e nos acostumamos com essa "nova rotina", a questão é manter e seguir com esse padrão de vida até o nosso objetivo ser atingido...
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai IFM!
      Pagamentos são coisas como: TV a Cabo, Plano do Celular, Compras esporádicas (um tablet, um celular.. alguma coisa ou outra)

      Eu já estou bem acostumado a viver 'com pouco'.
      Deixo entre aspas pq se for pensar, 2mil / mês ainda é muita grana para alguém solteiro

      abs

      Excluir
  6. Olá Japa,

    Meus gastos são parecidos com os seus. Falo no total, porém são bem diferentes nos desmembramentos.
    Eu uso uma planilha e só tenho registro de 2016 até atual. Antes não registrava, mas eu era bem controlado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Desisti de controlar minhas despesas pois notei uma perda de qualidade de vida.

    Boa sorte japa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, não entendi Galo..
      O fato de controlar as despesas que te fez notar uma perda de qualidade de vida... ou algum ato de economizar devido ao que você observou no controle?

      Abraços

      Excluir
  8. fala Japa, eu começei meu blog esse mes,começei registrando meus investimentos.
    A partir do mês que vem também vou começar a calcular as despesas.
    Parabéns.
    Bons Investimentos para nós.

    ResponderExcluir
  9. Oi Japa.

    Eu acho muito importante fazer o controle de gastos, saber onde está indo o suado dinheiro e fazer planejamento do futuro. "Se você não pode medir, você não pode gerenciar" - Peter Drucker

    Eu fazia o controle no Excel e no MS Money. Testei outros softwares também. Mas larguei esta tarefa porque minha esposa controla isto muito melhor que eu. Então ela mapeia nossos gastos (no Excel) e fazemos uma "reunião de fechamento mensal" para discutirmos nossa evolução financeira.

    Pelo visto você está com o mesmo "problema" que eu: está investindo muito pouco em educação. Educação é o que nos leva a outro nível na profissão e nos investimentos. Estou tentando melhorar isto por aqui.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Fala Japa,

    Algo que gosto muito na blogosfera é ver relatos de "gente como a gente". [2]

    Também gosto disto.

    Mas faço uma revelação bombástica: Eu tenho 21 anos e apenas 13K na conta poupança kkkk.

    Não venho controlando em detalhes assim não, mas fazendo uma rápida análise vi que gasto bastante com combustível! Com esta alta devido ao novo imposto então, tenho gastado ainda mais.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caracaaaa, hahahah, 21 anos.. já pensou?
      Combustível agora está caríssimo mesmo! Mas eu não sinto diretamente, já que não tenho carro...

      abraços VdC!

      Excluir
  11. Fala Japa, parabéns pelo controle, também estou na luta. Eu testei diversos app, e o Mobills realmente é incrível, só não uso ele por conta de algumas funcionalidades são pagas, então optei pelo Minhas economias, o site não é muito bom, mas o App, é excelente, e é totalmente grátis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pena que tem algumas funções pagas, mas eu uso as gratuitas só e elas me atendem bem!

      abraços!

      Excluir
  12. Opa, Japa! Me identifiquei muito nessa postagem. Eu anoto absolutamente TUDO que gasto (sim, até 0,90 de balinha que comprei ontem, vai pra planilha); adoro ter esse controle, e o melhor, ver que sobra dinheiro no final do mês (o que não acontece com meus amigos). Eu estou na casa dos 25 - 30 anos e vivo num padrão abaixo do que poderia viver - mas isso não é sacrifício pra mim, não tenho vaidades, o que já é uma mão-na-roda :) Comecei a acompanhar recentemente teu blog, estou gostando muito.

    Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando Luísa!
      Estou tentando criar um pouco de conteúdo nas minhas horas vagas, pois gosto do blog e desta comunidade que é criada!

      Te digo que você é uma das poucas mulheres que fazem este tipo de controle, parabéns!

      E obrigado novamente pelas visitas!

      Excluir
  13. Parabéns Japa, mesmo tendo a moradia paga pela família você gasta pouco. Isso reflete no aporte, com certeza. Legal é que você consegue controlar a sua inflação real, ano a ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Sequoia!
      Quem paga a moradia é a empresa.. hehehe
      Então, controlo cada centavo... ainda farei um post sobre inflação pessoal hehe

      abraços

      Excluir
  14. Pobre Japa

    Ótimas despesas. Seus custo é bem controlado, está de parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem registrados, controlados nem tanto hehehe

      abraços

      Excluir
  15. Meu ideal de IF tem o objetivo supremo de poder viajar sem limites. Esse é o meu sonho e busco ele. Acho que eu consigo para e me manter com uma vida tranquila na fase 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto demais de viajar também Sonhador... acho que na fase 3 também teria uma vida tranquila!

      Excluir
  16. Senhores, primeiramente peço desculpas por utilizar esse canal para explicar que tive imprevistos quanto ao blog, haja vista que este foi suspenso temporariamente em decorrência de comentários ofensivos de anônimos que estão buscando desativar nosso reduto.

    Segundo, agradeço a colaboração e a presença de todos vocês e solicito encarecidamente que divulguem essa notícia.

    Estou buscando solucionar esse imprevisto. Desculpe o transtorno.

    ResponderExcluir
  17. Japa essa versão que vc usa do mobills é grátis ou Premium?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eric, uso a versão grátis e até o momento me atende bem;

      Excluir